Parceria avança processo de regularização fundiária de Nova Poxoréu

Os moradores do Distrito de Nova Poxoréu, distante 30 km de Poxoréu, se reuniram com autoridades parceiras, na manhã desta terça-feira (05), para debater a regularização do núcleo urbano de 80 hectares que beneficiará 486 famílias.

A iniciativa desenvolvida por parte da Associação do Bairro Nova Poxoréu em parceria com o deputado federal Valtenir Pereira (PSB),

a Prefeitura Municipal de Poxoréu, Câmara Municipal de Poxoréu, Câmara Municipal de Primavera do Leste e o Governo Federal, através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, por meio do programa Terra Legal está em fase de pré-regularização.

De acordo o representante do programa Terra Legal, André Welter, a União irá transferir o território como área urbana consolidada para a Prefeitura de Poxoréu, em forma de doação.

Para essa transferência de área acontecer, o próximo passo deverá ser feito por meio do Executivo Municipal que disponibilizará um topógrafo para refazer a demarcação do local, estabelecendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites, através de memorial descritivo a ser protocolado junto à União. O processo tem um prazo, em média, de 120 dias.

O chefe do executivo de Poxoréu, Nelson Paim, ressaltou a importância da participação de todos nesse projeto e garantiu que após o território tornar-se posse da Prefeitura irá dar andamento no processo das escrituras para poder entregar às famílias a concretização desse sonho.

Representando o deputado federal Valtenir Pereira, o economista e assessor no setor de regularização fundiária Luiz Alberto, relembrou da luta da Associação do Bairro Nova Porxoréu que procurou ajuda em 2016 para conquistarem os títulos definitivos e assim firmaram uma parceria em busca de um futuro mais digno para os munícipes de Nova Poxoréu.

“Essa reunião é um divisor de águas para essas duas mil pessoas, estamos focando no futuro, pois uma das principais vantagens desta regularização será o aumento do desenvolvimento urbano, já tem uma UBS e uma escola a serem concluídas na região, o que gerará qualidade de vida, emprego e renda”, afirmou Luiz Alberto.

Além dos citados, estiveram presentes o presidente da Associação de Bairro, Vanderley da Silva Oliveira, os vereados por Primavera do Leste, Carlos Instrutor, Carlos do Sindicato, Carmem de Oliveira, Luiz Costa e Miley Alves, o comunicador João Fortes e a equipe do deputado Valtenir Pereira.

Deixe seu Comentário