Audiência visa solucionar problemas na saúde indígenas no Araguaia

O deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) realizou uma audiência com a comunidade indígena da região do Vale do Araguaia. Pela primeira vez, os três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s) do Araguaia, prefeitos e lideranças indígenas, estiveram juntos para debater o tema.

De acordo com o deputado, o tema principal do debate foi sobre recursos pra saúde indígena e o atendimento dos índios nas unidades de saúde dos municípios.

“Pedi aos coordenadores para alinharem junto com os prefeitos e lideranças indígenas para levantar quais equipamentos são necessários para reforçar e melhorar o atendimento público nos hospitais e unidades básicas de saúde. Irei correr atrás dos recursos em Brasília para conseguir atender esta demanda tão importante”, disse Valtenir.

Outra tema que esteve em pauta é a construção de Casas de Apoio à Saúde Indígena (Casai) em diversos municípios de Mato Grosso, Inclusive em Água Boa já temos o terreno que foi cedido pela Prefeitura Municipal.

O evento aconteceu na manhã da última segunda-feira (20) e contou com a participação dos prefeitos Mauro Rosa de Água Boa, Fábio Faria de Canarana, Voney Rodrigues de Gaúcha do Norte, Marcelo Aquino de General Carneiro, e João Filho de Nova Nazaré. Além do vice-prefeito de Nova Xavantina, Ney Weliton, a secretária de saúde e representante do município de Querência, Flávia e os coordenadores DSEI, Toninho de Araguaia, Alessandra Santos do Xingu e Joel Goes do Xavante, e diversas lideranças indígenas.

O próximo encontro será realizado em Sinop com os prefeitos, coordenadores dos DSEI’s e lideranças indígenas daquela região, ainda não há uma data definida.

Deixe seu Comentário